COMO ESTIMULAR A LEITURA INFANTIL
A leitura na infância é fundamental para aprimorar o processo de alfabetização dos pequenos. Veja algumas dicas para incentivar as crianças a praticar essa atividade.
A leitura é uma atividade muito importante e que faz parte do desenvolvimento pessoal durante toda a vida. Na infância ela é ainda mais fundamental, pois contribui com a descoberta da gramática, a ampliação do vocabulário, exercita o raciocínio lógico e desperta a criatividade.
Mas é fato que nem todas as crianças se mostram dispostas a ler livros, mesmo sendo uma boa prática. Para te ajudar a estimular a leitura infantil, trouxemos algumas dicas para serem aplicadas no dia a dia. Veja!
Não force a leitura
Quando uma pessoa é forçada a realizar determinada tarefa, as chances dela não realizá-la de maneira satisfatória e querer se distanciar dessa demanda são enormes. Por isso, esse processo de estimular a leitura infantil é bastante delicado.
O primeiro passo a ser seguido é não forçar a criança a se interessar por um livro, pois ao se sentir pressionada, ela poderá desistir e não se abrir para essa nova experiência. Portanto, trabalhe diariamente questões sobre a importância dos livros, os benefícios, fazendo associações com coisas que façam parte da rotina das crianças que se relacionam com os livros etc.
Essa é uma maneira de deixar implícito no inconsciente dos pequenos que aquela é uma atividade positiva, mesmo que eles ainda não tenham a capacidade de elaborar essa linha de raciocínio.
Permita que escolham os livros
Como esse processo de estímulo deve ser feito um passo depois do outro e com muita cautela, dar aos pequenos a permissão para que escolham os livros que mais os atraem também é importante, pois é assim que se cria o gosto pela leitura.
Ao impor a leitura de uma publicação que não esteja dentro do gosto da criança, dificilmente ela verá isso como algo prazeroso. Portanto, esse cuidado deve ocorrer, principalmente, para os alunos que não gostam de ler.
Com o passar do tempo, quando a prática da leitura já for algo mais estabelecido na rotina das crianças, tente direcionar algumas atividades para que elas passem a se interessar também pelos livros que estão na lista de publicações básicas em cada ano escolar.
Associe a leitura a momentos de diversão
O ambiente em que as crianças farão a leitura deve ser confortável, bem ventilado e com boa iluminação. Afinal, essa é uma atividade prazerosa e ninguém merece ler em um lugar que não possibilita, verdadeiramente, uma boa experiência.
Incentive quando elas forem fazer isso, que encontrem o local que mais fornece essas condições, assim criam uma associação importante de que o momento da leitura é quando ficarão por um tempo em um local prazeroso e fazendo algo de que gostam.
Preste atenção nas dificuldades
Para finalizar, pais e professores devem tomar bastante cuidado para não confundir alguma dificuldade que a criança tenha com preguiça ou falta de gosto pela leitura. É comum que nesses momentos as crianças que apresentam déficit de atenção, problemas de visão ou qualquer outro tipo de características revelem suas dificuldades.
Conclusão
A prática da leitura ajuda a desenvolver a criatividade, o lúdico e o raciocínio lógico nas crianças; além, é claro, de trazer benefícios para a alfabetização. Por isso, o estímulo a ela deve ser bem trabalhado, sem pressa e respeitando os limites de cada criança.
(Fonte: www.dombosco.com.br)